Remonta do séc. XVI e foi recontruida em 1629, a mando de primeiro Padre de St. Amaro, P. Juam Suares Serram, e assim elevada a Igreja Paroquial. Em 1947 foi desmoronada e iniciou-se as obras da actual Igreja.
O frontispício é irregular, onde se vê a data 1736, tem três portas e um óculo losangolar. A torre sineira tem a ameias e um grande pináculo no topo.
É constituída por três naves, com um coro alto.Encontram-se lá a Capela-Mor de St. Amaro, o Altar do Sagrado Coração de Jesus, o Altar de Nossa Senhora do Carmo, o Altar da Sagrada Família e ainda o Baptistério.
CAPELA-MOR DE ST. AMARO
Nesta Capela-Mor existem as imagens de St. Amaro, Nossa Senhora de Fátima, S. José, Nossa Senhora da Conceição, uma Sagrada Família, contituída pelas imagens do Menino Jesus, Nossa Senhora, S.José, Sta. Ana e S. Joaquim, e ainda um Sacrário e um fresco no tecto, representando o milagre de St. Amaro. É encimado por um brasão onde se lê "SANTO AMARO".
Altar-Mor de St. Amaro, com a imagem de St. Amaro (no centro), Nossa Senhora de Fátima (direita), S. José (esquerdo) e o Sacrário (em braixo).
Imagem padroeira de St. Amaro.
Celebra-se a 15 de Janeiro, onde se arrematam as "promessas", que são bonecos ou partes do corpo em massa sovada.
Imagem de Nossa Senhora de Fátima
É a padroeira da Sociedade Filarmónica Recreio Santamarense e celebra-se no fim-de-semana mais próximo de 13 de Maio.
Imagem de S. José.
Oferta de Rafael F. Simas, a 26 de Agosto de 1950.
Imagem de Nossa Senhora da Conceição.
INACABADO